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Reputação da marca: entenda a gestão e sua importância

Mão segurando caneta vermelha, sublinhando a palavra 'brand'.

O que você conhece sobre a importância da reputação da sua marca? Fato é que a imagem da sua empresa é responsável pelo nível de aceitação que ela tem perante o mercado e o público consumidor. Logo, ter um impacto negativo pode prejudicá-la a ponto de repelir clientes e diminuir suas vendas.

Nesse sentido, cuidar da reputação do negócio é essencial, pois aumenta a probabilidade de obter resultados positivos para a sua marca. Saber como agregar valor em suas operações e abordagens é a melhor estratégia para superar a concorrência e conquistar o sucesso.

Pensando nessa demanda, elaboramos um conteúdo recheado de dicas, informações e motivos para você gerir a reputação da sua marca da melhor forma possível. Confira!

Por que acompanhar e gerenciar a marca de uma empresa?

Garante maior participação no mercado

Uma presença positiva no segmento comercial contribui para a construção de um vínculo mais sólido com os consumidores. Isso leva os clientes a perceberem que a companhia é capaz de entregar aquilo que foi prometido. Por consequência, quanto mais satisfeitos os clientes estiverem, maior é a probabilidade de retornarem no futuro e de indicarem a empresa a outras pessoas, aumentando sua participação no mercado.

Impacta positivamente a sua evolução ao longo dos anos

A reputação é um conjunto de elementos que se acumulam ao longo do tempo. Em razão disso, ela transparece diretamente na abordagem e no posicionamento de uma marca em longo prazo. Isso significa que, na prática, seu resultado é sentido lá na frente, tendo forte influência no crescimento escalável da sua startup ou empresa convencional.

Ajuda a superar momentos de crise com leveza

Em geral, as pessoas costumam se manter fiéis às marcas com boa reputação no mercado, mesmo quando elas vivenciam crises. Logo, se ao longo da jornada comercial a experiência foi positiva e satisfatória, clientes, fornecedores e investidores compreendem que é uma condição isolada. Nesse sentido, em períodos difíceis, instituições com boa imagem se destacam perante aquelas que apresentam deficiência nesse quesito.

Melhores dicas de gestão de reputação da marca

Examine a imagem da marca

Fazer uma pesquisa sobre aceitação mercadológica é essencial para iniciar essa estratégia. Com essa autoavaliação, é possível compreender como está a percepção do cliente, ou seja, quais conexões são feitas em relação à marca, se é vista como acessível, antiquada, cara, confiável, inovadora, tradicional, sustentável, etc.

Ao aplicar esse estudo, você tem a oportunidade de coletar referências valiosas que podem guiar suas campanhas de marketing, além de levantar quais os pontos fortes e fracos e destacar seus principais diferenciais competitivos.

Essa pesquisa pode incluir os seguintes questionamentos:

  • Como você classificaria a atuação e a experiência da nossa marca, de 1 a 10?
  • Quais marcas de determinado segmento você conhece pelo nome? Poderia citá-las no campo abaixo?
  • Quanto você pagaria por essa mercadoria considerando seu custo-benefício? Por quê?

Ofereça conteúdos relevantes

Para construir a reputação do seu negócio, é preciso ter autoridade e credibilidade, e uma maneira de conseguir isso é entregando conteúdos relevantes para o seu público. Materiais originais e úteis — como artigos, blogposts, e-books e infográficos — devem ser entregues de forma gratuita e espontânea para educar os clientes. Essa abordagem melhora a experiência do cliente com a marca, pois retém a atenção das pessoas e mostra que sua empresa é autoridade no assunto.

Faça boas parcerias

Muitas companhias têm sua imagem prejudicada ao fazer alianças com instituições que apresentam conflitos éticos. Nesse caso, é importante saber quem são os fornecedores da sua empresa, conhecendo seus processos, princípios e valores, pois a parceria firmada com eles automaticamente demonstra que ambas as partes partilham de um mesmo posicionamento.

Portanto, ao selecionar seus parceiros comerciais, avalie os detalhes mencionados e tenha uma comunicação aberta com aqueles com quem fechar contrato. Lembre-se de que qualquer deslize cometido por essas companhias poderá portanto, comprometer a reputação da sua marca de forma direta ou indireta.

Demonstre transparência

Uma imagem sólida e confiável é sinal de transparência nas ações de uma empresa. Para isso, uma sugestão é apostar na proximidade e no diálogo frequente com os consumidores. Tal tarefa é simplificada ainda mais pelo ambiente online, no qual marcas comunicam-se de forma eficiente com os consumidores.

Portanto, converse com seu público e aproxime-o da realidade da sua empresa. Explique tudo que for possível, como as alterações na política de preços, os meios de pagamento, as melhorias nos processos e as mudanças na composição de produtos, por exemplo. Tudo isso favorece a gestão de marketing do seu negócio.

Invista em treinamento corporativo

Treinamentos são capacitações focadas em funcionários, considerando as funções e responsabilidades de cada um dentro da instituição. Investir nisso reflete no aumento da produtividade, na motivação dos funcionários e na retenção de talentos. A satisfação da equipe interna melhora a reputação da empresa em relação à qualidade das mercadorias e ao atendimento prestado ao público.

Realize eventos e ações sociais

Ter responsabilidade social e divulgá-la é uma maneira inteligente e humana de ganhar destaque no mercado. Seu negócio pode dar exemplo aos consumidores ao combater problemas socioambientais.

Para isso, empenhe-se com uma causa e realize ações e eventos para interagir com seu nicho e mobilizá-lo. Assim, você aproximará ainda mais as pessoas da sua marca, visto que os consumidores atuais são bastante conscientes em relação à diversidade social e à preservação dos recursos naturais.

Tenha um plano para possíveis crises

Quando se trata de reputação, preparar-se para o pior é indispensável. Por isso, é válido ter um plano de contingência eficiente para todas as possíveis situações que a companhia possa vivenciar. Em crises, condutas como velocidade de reação e tomada de decisões para reparar danos têm uma grande diferença nos resultados.

Para isso, crie um plano para saber como reagir em cada cenário, definindo quem serão os responsáveis pelo processo de lidar com o público. Elabore um passo a passo detalhado para que todos os profissionais envolvidos saibam como agir prontamente.

A construção de uma imagem exemplar

Autoavaliação mercadológica

Fazer uma pesquisa sobre aceitação mercadológica é essencial para iniciar essa estratégia. Com essa autoavaliação, é possível compreender como está a percepção do cliente, ou seja, quais conexões são feitas em relação à marca, se é vista como acessível, antiquada, cara, confiável, inovadora, tradicional, sustentável, etc.

Ao aplicar esse estudo, você tem a oportunidade de coletar referências valiosas que podem guiar suas campanhas de marketing, além de levantar quais os pontos fortes e fracos e destacar seus principais diferenciais competitivos.

Essa pesquisa pode incluir os seguintes questionamentos:

  • Como você classificaria a atuação e a experiência da nossa marca, de 1 a 10?
  • Quais marcas de determinado segmento você conhece pelo nome? Poderia citá-las no campo abaixo?
  • Quanto você pagaria por essa mercadoria considerando seu custo-benefício? Por quê?

Ofereça conteúdos relevantes

Para construir a reputação do seu negócio, é preciso ter autoridade e credibilidade, e uma maneira de conseguir isso é entregando conteúdos relevantes para o seu público. Materiais originais e úteis — como artigos, blogposts, e-books e infográficos — devem ser entregues de forma gratuita e espontânea para educar os clientes. Essa abordagem melhora a experiência do cliente com a marca, pois retém a atenção das pessoas e mostra que sua empresa é autoridade no assunto.

Escolha consciente de parceiros

Muitas companhias têm sua imagem prejudicada ao fazer alianças com instituições que apresentam conflitos éticos. Nesse caso, é importante saber quem são os fornecedores da sua empresa, conhecendo seus processos, princípios e valores, pois a parceria firmada com eles automaticamente demonstra que ambas as partes partilham de um mesmo posicionamento.

Portanto, ao selecionar seus parceiros comerciais, avalie os detalhes mencionados e tenha uma comunicação aberta com aqueles com quem fechar contrato. Lembre-se de que qualquer deslize cometido por essas companhias poderá

comprometer a reputação da sua marca de forma direta ou indireta.

Transparência como pilar fundamental

Uma imagem sólida e confiável é sinal de transparência nas ações de uma empresa. Para isso, uma sugestão é apostar na proximidade e no diálogo frequente com os consumidores. Tal tarefa é simplificada ainda mais pelo ambiente online, no qual marcas comunicam-se de forma eficiente com os consumidores.

Portanto, converse com seu público e aproxime-o da realidade da sua empresa. Explique tudo que for possível, como as alterações na política de preços, os meios de pagamento, as melhorias nos processos e as mudanças na composição de produtos, por exemplo. Tudo isso favorece a gestão de marketing do seu negócio.

Valorizando a equipe interna

Treinamentos são capacitações focadas em funcionários, considerando as funções e responsabilidades de cada um dentro da instituição. Investir nisso reflete no aumento da produtividade, na motivação dos funcionários e na retenção de talentos. A satisfação da equipe interna melhora a reputação da empresa em relação à qualidade das mercadorias e ao atendimento prestado ao público.

Responsabilidade social e ambiental

Ter responsabilidade social e divulgá-la é uma maneira inteligente e humana de ganhar destaque no mercado. Seu negócio pode dar exemplo aos consumidores ao combater problemas socioambientais.

Para isso, empenhe-se com uma causa e realize ações e eventos para interagir com seu nicho e mobilizá-lo. Assim, você aproximará ainda mais as pessoas da sua marca, visto que os consumidores atuais são bastante conscientes em relação à diversidade social e à preservação dos recursos naturais.

Conclusão

Em resumo, a gestão eficaz da reputação da sua marca é fundamental para garantir não apenas a aceitação no mercado, mas também para construir um relacionamento duradouro com os consumidores. A reputação positiva não é apenas sobre a imagem pública, mas sim sobre a confiança conquistada ao longo do tempo.

Ao seguir as estratégias mencionadas, desde a autoavaliação mercadológica até a responsabilidade social e ambiental, sua empresa estará preparada para enfrentar desafios e destacar-se em meio à concorrência. A transparência, a entrega de conteúdo relevante e parcerias conscientes são os pilares que sustentam uma reputação sólida.

Alexandre Francischini

Alexandre Francischini

Growth Marketing, com uma paixão duradoura por tecnologia e inovação, tenho concentrado meus esforços na área de Mídia Digital desde 2013. Com uma expertise consolidada em projetos de Growth Marketing, busco constantemente oportunidades para impulsionar resultados.

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